5 clássicos da Disney que inspiraram o filme Divertida Mente

Conheça as emoções de Pete Docter e saiba quais foram as referências usadas na construção deste emocionante filme.

WHAT ARE THEY THINKING? -- Pixar Animation Studios takes audiences inside the mind of 11-year-old Riley, who is uprooted from her Midwest life when her father starts a new job in San Francisco. Guided by her five Emotions - Joy (voice of Amy Poehler), Sadness (voice of Phyllis Smith), Fear (voice of Bill Hader), Disgust (voice of Mindy Kaling) and Anger (voice of Lewis Black) - Riley struggles to adjust, and when Fear, Disgust and Anger are left in control, even a simple family dinner takes an unexpected turn. Also featuring the voices of Diane Lane as Mom, Kaitlyn Dias as Riley and Kyle MacLachlan as Dad, Disney•Pixar's "Inside Out" opens in theaters nationwide June 19, 2015. ©2014 Disney•Pixar. All Rights Reserved.

Para os atentos fãs da Disney ‘Divertida Mente’, da Disney•Pixar, além de ser um filme sobre as cinco emoções que comandam uma garotinha chamada Riley durante tempos complicados, também é repleto de piadas internas, easter eggs (elementos ocultos) e referências (de verdade, esse é um filme cheio de referências para quem nunca está distraído). Mas não queremos dar muitos spoilers. Por isso, ao invés de focar nas cenas e suas preciosidades escondidas, vamos falar sobre os clássicos da Disney que foram fundamentais para inspirar ‘Divertida Mente’.

E para ajudar a gente nessa missão, nós conversamos com o co-roteirista/diretor Pete Docter e o produtor Jonas Rivera. Juntos, eles nos contaram sobre os clássicos da Disney que ajudaram a construir ‘Divertida Mente’,  um filme que pra gente já é um clássico!

Monstros S.A.

Sulley-and-Boo_Monsters-Inc

Tem uma parte do filme em que as emoções, Alegria e Tristeza, viajam para a sessão da mente da Riley que gera a diversão subconsciente noturna, esse lugar é chamado de Dreamland. E é notável a semelhança dele com a primeira versão que Docter imaginou para Monstros S.A. Na primeira versão desse querido filme, os monstros Mike e Sulley são animadores nada assustadores que aparecem a noite. Quando nós comentamos isso com o Docter, ele pareceu surpreso por nós sabermos disso (inclusive pareceu que ele quase não lembrava dessa versão de Monstros S.A.) “É verdade, você está certo…” exclamou Docter. “Nós pensamos em uma versão em que eles trabalhavam para entreter.”

Reason and Emotion

 Reason_and_emotion_6large

Uma  inspiração um pouco mais esotérica veio de Reason and Emotion, um maravilhoso curta animado (com duração de 8 minutos e meio) que descreve a razão e emoção como personagens vivendo dentro da mente humana. Ele foi produzido durante a Segunda Guerra Mundial, quando o Walt Disney Studios foi ocupado pelo exército americano, tornando-se uma verdadeira cápsula do tempo de uma era, da qual ninguém falava muito . As semelhanças entre ‘Reason and Emotion’ e ‘Divertida Mente’ são óbvias, mas Docter apontou alguns detalhes. “Cresci com Illusion of life (livro referência dos animadores da Disney, Ollie Johnston e Frank Thomas), e tem desenhos maravilhosos lá.” Docter lembrou: “Eu lembro deles falarem que curtas são uma grande chance de mostrar o caráter da emoção. Foi uma grande  lição de animação. Então, acho que isso ficou preso na minha cabeça.” Rivera também admitiu que “Sim, nós olhamos ele”, antes de comentar que amou o DVD de Leonard Maltin, onde podemos achar o curta. (Nós concordamos: é fantástico.)

Cranium Command

Cranium-Command

Muitos apontaram algumas semelhanças superficiais entre o cenário de ‘Divertida Mente’ com Cranium Command, uma das atrações do Epcot Center, onde hoje se encontra o pavilhão Wonders of Life. A atração tinha várias celebridades dos anos 90 retratando as várias partes do corpo que controlam as funções vitais. Mas a ênfase dela era o fisiológico e não o emocional. O que realmente é impressionante, é que Docter trabalhou no Cranium Command como um jovem animador. “E só depois de alguns meses que eu percebi, Ei, isso realmente parece com o Cranium Command. Mas na verdade não parecia. Explicou Docter. “Porque nós realmente não focamos na parte física”. Mas Docter tem muito carinho por essa experiência. “ Foi uma experiência muito legal. Eu era um estagiário. Charlie Fink, que era o chefe do departamento, disse “Bom, não tem nada acontecendo, então nós vamos colocar você nesse curta que o Rob Minkoff está dirigindo. Mas no final ele teve que ser substituído por Kirk Wise e Gary Trousdale, porque ele saiu para fazer curtas do Roger Rabbit, e esse foi o primeiro trabalho que os dois dirigiram. Rivera complementou: “Eu lembro de ser bem engraçado”. Docter continuou: “Eu era o primeiro animador disponível mas ao mesmo tempo ainda era apenas um estagiário, Minkoff veio fazer um belo discurso para mim e disse: “Olha, eu sei que você pode fazer animações engraçadas com um bom timing, mas o que você precisa fazer é trabalhar melhor suas habilidades de desenho. Você é capaz de fazer desenhos de qualidade Disney com o timing que você tem para curtas? Você pode fazer isso com esses personagens?’ E eu respondi: ‘Ok!’ E eu terminei fazendo várias cenas para o show.”

Branca de Neve e os Sete Anões

 Surprisingly-profound-disney-quotes-snow-white-wishing-well

Uma referência que foi apontada em ‘Divertida Mente’ foi ‘Branca de Neve e os Sete Anões’, um clássico do Walt Disney. Principalmente pelas semelhanças entre as emoções e os sete anões, por ser tão fácil identificar cada personagem. O produtor Rivera explicou; “É muito fácil identificar quem é quem logo na primeira cena” Disse Rivera enquanto soltava um olhar para Docter. “Nós pesquisamos bastante. Até fomos ao museu Walt Disney Family para ver os desenhos originais. E é impressionante como os personagens são simpáticos e transparentes.” Rivera então compartilhou uma história pessoal: “Eu levei meus filhos para a Disney World, umas semanas atrás, e tinha uma camiseta do Zangado. Se nós fizermos o nosso trabalho da maneira correta e daqui a 80 anos tiver uma camiseta do Raiva no Disney World ou na Disneylândia isso vai ser incrível. Rivera disse: “Essa referência não está presente na narrativa ou na estrutura, mas tem um charme  e uma graça intrínsecos no filme, e eu queria muito que nós conseguíssemos incluir no nosso filme.”

John Sibley

Goofy-Champion-

Outra referência apontada por Docter foi John Sibley, um animador da Disney que trabalhou em mais de 40 curtas do Pateta e é bem conhecido pelo seu estilo ‘elástico’ de animação (ele começou ajudando em Branca de Neve e os Sete Anões e depois trabalhou em vários dos filmes mais amados) “Eu sempre fui um grande fã de John Sibley, um animador desconhecido que fez muitas animações do Pateta, como os desenhos “Como fazer” explicou Docter. “E na minha opinião ele sempre foi capaz de capturar o maravilhoso, solto e estranho tipo de movimento que parecia fisicamente possível, mas muito mais extremo do que qualquer ator poderia fazer. E eu pensei – é isso que eu quero para os nossos personagens. Se você visse Amy Poehler (a voz original da Alegria) se movimentando como a Alegria, ela se machucaria inteira. Rivera rapidamente comentou: “Seria horrível.” Docter continuou: “E, de qualquer forma, eu não tenho certeza de que eu acreditaria. Nós conseguimos fazer coisas que não podem ser feitas na vida real,  e podemos fazer isso até de modo exagerado.

Divertida Mente já está disponível em DVD, Blu-Ray e formato digital pra você rever quantas vezes quiser!